A imagem de Santo Antônio da Serra das Araras está passando pelo processo de restauro

A pequena imagem pertencente ao Santuário de Santo Antônio foi trazida para São Paulo para que se fizesse o restauro seguindo padrões científicos e dentro das normas estabelecidas pelos órgãos competentes internacionais da área de preservação de patrimônio.

A imagem inicialmente foi analisada pela sua forma construtiva, estilística e provável datação. Mediante análises feitas pela física Professora Doutora Márcia Rizzutto, no Instituto de Física da Universidade de São Paulo, ficou constatado que a peça realmente é secular, provavelmente com datação entre 200 e 250 anos.

Os exames realizados para a confirmação foram o de espectrometria dos pigmentos presentes na policromia, análise da composição das folhas de ouro, exames de luz ultravioleta para identificar possíveis intervenções anteriores, Raio X para analisar a forma construtiva utilizada
pelo artista escultor, exames estratigráficos da camada pictórica para identificar os materiais utilizados no processo da policromia, entre outros.

Caberá a Professora Doutora Lia Sipaúba Brusadin, docente da Universidade Federal de Ouro Preto e da Universidade Federal de Minas Gerais, a investigação histórica da peça, mediante pesquisa, análise de depoimentos e documentos.

Todo o procedimento de restauração está a cargo da Conservadora Restauradora Especialista Leila de Oliveira e está sendo documentado através de fotos técnicas.
Todos os resultados dos exames, levantamento histórico e procedimentos do restauro serão inseridos no artigo científico que será escrito ao final e que deverá ser publicado nos canais oficiais como estudo de caso. O artigo, de cunho educativo, será utilizado em sala de aula, congresso e seminários pelas professoras envolvidas.

Está previsto o retorno da peça ao Santuário de Santo Antônio da Serra das Araras em meados de maio para que esteja presente na comemoração da data do padroeiro em 13 de junho.

Franca-SP,27 de Março de 2023.

Leila de Oliveira
Professora Especialista em conservação restauração de bens culturais

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *