IGREJA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

História

A origem da Igreja está ligada a uma das mais antigas rotas de penetração de bandeiras no interior do Brasil. A edificação possui características construtivas da arquitetura baiana com soluções paulistas. Possui inscrição de 1688 presumivelmente ligada a construção de uma primeira capela construída pelos escravos tendo como orientação os Padres Jesuítas na época do Brasil Colonial. Os elementos internos apresentam características ornamentais do estilo nacional-português da primeira fase do barroco em Minas Gerais com pinturas em estilo rococó.

A Igreja do Rosário é uma das mais antigas Igrejas do Estado de Minas Gerais, sua data inclusive antecede ao ciclo do ouro em minas o que fortemente evidencia que o Estado de Minas Gerais começou pelos sertões dos gerais, sobretudo do Norte de Minas tendo como meio de locomoção o Rio São Francisco integrando assim o Nordeste ao Sudeste do Brasil.

A Igreja do Rosário foi entregue restaurada recentemente para a Diocese de Januária, pois por aproximadamente 03 décadas encontrou-se fechada tendo sido praticamente toda deteriorada pelo tempo. No ano de 2019 oficialmente a Igreja teve sua restauração finalizada por parte do IEPHA/MG, depois de inúmeras lutas por parte do Bispo Dom José Moreira da Silva e a comunidade local, sua administração é exercida pela Mitra Diocesana de Januária. A visitação na Igreja atualmente é por agendamento com guias locais.

A Igreja do Rosário é sem dúvida o símbolo do início do cristianismo no Brasil imperial em Minas Gerais, bem como evidencia a presença
dos primeiros povos no Norte de Minas.

Autorização para visitação guiada:
Mitra Diocesana de Januária
E-mail: mitrajanuaria@hotmail.com

Local:

Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.

Localização: Comunidade de Ilha – Diocese de Januária-MG

Tombamento: Decreto nº 29.399, de 21 de abril de 1989