SANTUÁRIO DE SANTO ANTÔNIO DE SERRA DAS ARARAS

História

Localizada no Distrito de Serra das Chapada Gaúcha – MG, a história da devoção de Santo Antônio de Serra das Araras nos remonta há mais de 200 anos, local de Peregrinações e Romarias. A lenda diz que a imagem foi deixada na gruta por dois jesuítas que fugiam do Marquês de Pombal e foi encontrada por um vaqueiro que levou a imagem para o povoado e lá colocada em uma igreja improvisada feita de palhas de buriti, mas a imagem desaparecia sendo encontrada na gruta novamente e por inúmeras vezes o povo levavam a imagem para a igreja e a imagem retornava para a gruta, a imagem só ficou na Igreja depois que um padre foi rezar na capela e abençoá-la. A partir daí surgiu a origem a Romaria de Santo Antônio do Distrito de Serra das Araras, que aproximadamente 200 anos acontecem as romarias oriundas de diversas cidades que veem, a pé, a cavalo, ônibus, carro e moto, com a intenção de participar dos festejos.

A Festa de Santo Antônio de Serra das Araras acontece no dia do seu padroeiro, em 13 de junho, que é feriado municipal com uma importante festa e romaria religiosa, no período de 09 a 14 de junho, onde pode aglomerar mais de 20 mil pessoas. A romaria por ser considerada a maior festa religiosa da região, foi registrada como patrimônio cultural imaterial pelo conselho municipal de patrimônio cultural de Chapada Gaúcha. Fonte: Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais. No ano de 2010, a Mitra Diocesana de Januária reconheceu a Igreja de Santo Antônio como Santuário Diocesano de Santo Antônio de Serra das Araras, através de Decreto n° 056/2009. O ato foi oficializado em 10 de junho de 2011, em cerimônia presidida pelo Bispo Diocesano Dom José Moreira da Silva, sendo empossado como primeiro reitor o Padre Marino de Souza Santos e atualmente tendo como reitor o Pe. Rodrigo Pacheco.

Local:

Praça Santo Antônio, nº 15

Distrito de Serra da Chapada Gaúcha – MG

Reitor: Pe. Rodrigo Pacheco

Segunda feira: Terço com os homens às 19h

Terça feira: Terço com as mulheres às 19h

Quarta feira: Terço com as Famílias (Pastoral Familiar) 19h

Quinta feira: Santa Missa com Adoração e Benção com Santíssimo às 19h

Sábado: Santa Missa às 07h da manhã

Domingo: Santa Missa às 19h (último domingo do mês, Santa Missa às 09h da manhã)

Horário de Missas

Reitor

Documentário de Santo Antônio de Serra das Araras

NOTÍCIAS DO SANTUÁRIO

A imagem de Santo Antônio da Serra das Araras está passando pelo processo de restauro

A pequena imagem pertencente ao Santuário de Santo Antônio foi trazida para São Paulo para
que se fizesse o restauro seguindo padrões científicos e dentro das normas estabelecidas pelos
órgãos competentes internacionais da área de preservação de patrimônio.

Cúria Diocesana
pascom@diocesedejanuaria.com.br