RETIRO MISSIONÁRIO DIOCESANO

“Missionários da Esperança entre os Povos”

“Conservar a esperança; deixar-se surpreender por Deus; Viver na alegria”

(Francisco, Igreja da Misericórdia)

Amados irmãos e irmãs em Cristo.

Repletos de alegria e esperança no coração, dirigimo-nos a cada um e cada uma de vocês para partilhar uma bonita notícia: nossa querida Diocese de Januária se prepara para viver um momento de profunda espiritualidade e comunhão missionária. Convidamos vocês para participarem do Retiro Missionário Diocesano que acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de setembro, no Centro Diocesano de Formações (CEDIF). Será um grande momento de fé e graça missionária.

Inspirados pelo tema “Missionários da Esperança entre os povos”, este retiro será um tempo fecundo para escutar a voz de Deus, aproximar-se do Sagrado Coração de Jesus, junto ao Imaculado Coração de Maria, renovar nosso ardor missionário e fortalecer a nossa caminhada de fé, nosso compromisso cristão, no espírito do Ano Jubilar da Esperança.

Somos convidados a experimentar um itinerário vocacional e missionário: Chamados à Esperança – acolhendo o chamado de Deus que nos envia mesmo em tempos desafiadores; Formados pela Esperança– sendo moldados pela Palavra, pela oração e pelo testemunho da Igreja; Enviados na Esperança – saindo ao encontro dos irmãos, levando a Boa Nova com coragem, alegria e ternura.

Como nos ensina o Documento de Aparecida, “não podemos deixar que nos roubem a esperança” (DA, p.13). Nosso coração missionário precisa estar enraizado nesta certeza de fé, fruto da providência do Amor: que Deus nos chama, nos ama, caminha conosco e nos envia a sermos Sacramento (Sinal) Vivo de Esperança em meio ao povo, no coração de cada pessoa.

Este Ano Jubilar da Esperança é um presente de Deus à sua Igreja. Igreja Viva, Igreja Povo, Igreja Vida no Mundo. É Tempo de Renovar a confiança no Senhor que nos sustenta e guia. Ele é digno de tudo o que temos e podemos fazer, mesmo diante de nossas fraquezas e feridas. Diante das incertezas e sofrimentos do mundo, somos chamados a ser portadores da esperança que nasce da fé, isto é, do encontro pessoal com Jesus.

 Como falou o Papa Francisco na Alegria do Evangelho aos missionários e missionárias de hoje: “Convido todo cristão, em qualquer lugar e situação que se encontre, a renovar hoje mesmo o seu encontro pessoal com Jesus Cristo, ou, pelo menos, a tomar a decisão de se deixar encontrar por Ele, de procura-Lo no dia a dia sem cessar” (EG, n.3)

Como Abraão, somos convidados a “esperar contra toda esperança” (cf. Rm 4,18), firmes nas promessas do Pai. É continuar o caminho, para além de tudo o que já sofremos, sonhamos e esperamos. Quando nossas esperanças ficam fracas não há outra coisa a fazer a não ser: continuar o caminho da vida, confiar e seguir o Caminho, a Verdade, a Vida que é Deus. O Documento de Aparecida também nos recorda: “não podemos calar a verdade de que a esperança nos vem de Deus” (DAp 405), então vamos nos alimentar da Esperança que é o próprio Deus pela Oração.  Que sejamos “Alegres na esperança, perseverantes na tribulação, constantes na oração” (Rm 12,12).

Informações Gerais:

Data: 19, 20 e 21 de setembro

Local: CEDIF – Centro Diocesano de Formações

Início: Sexta-feira, às 18h00

Término: Domingo, às 16h00

Orientações Importantes:

– As inscrições devem ser feitas até o dia 16 de setembro, por meio do link abaixo ou diretamente na secretaria de sua paróquia;

– Será cobrada uma taxa de R$ 50,00 por pessoa, para auxiliar nos custos do encontro;

– Levar Bíblia, caderno e caneta para anotações;

– Para os que necessitarem de hospedagem, levar também materiais de higiene pessoal.

Link para inscrição:

Queremos contar com sua presença e comunhão nesse tempo tão especial para nossa Igreja. Que o Espírito Santo nos conduza nesse caminho de esperança e missão. Que possamos sair deste retiro renovados, fortalecidos e profundamente comprometidos com o anúncio do Reino. Nos encontramos em setembro, com o coração aberto à graça e à missão!

Fraternalmente,

Conselho Missionário Diocesano(COMIDI)

Diocese de Januária

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *