IGREJA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
História
A origem da Igreja está ligada a uma das mais antigas rotas de penetração de bandeiras no interior do Brasil. A edificação possui características construtivas da arquitetura baiana com soluções paulistas. Possui inscrição de 1688 presumivelmente ligada a construção de uma primeira capela construída pelos escravos tendo como orientação os Padres Jesuítas na época do Brasil Colonial. Os elementos internos apresentam características ornamentais do estilo nacional-português da primeira fase do barroco em Minas Gerais com pinturas em estilo rococó.
A Igreja do Rosário é uma das mais antigas Igrejas do Estado de Minas Gerais, sua data inclusive antecede ao ciclo do ouro em minas o que fortemente evidencia que o Estado de Minas Gerais começou pelos sertões dos gerais, sobretudo do Norte de Minas tendo como meio de locomoção o Rio São Francisco integrando assim o Nordeste ao Sudeste do Brasil.
A Igreja do Rosário foi entregue restaurada recentemente para a Diocese de Januária, pois por aproximadamente 03 décadas encontrou-se fechada tendo sido praticamente toda deteriorada pelo tempo. No ano de 2019 oficialmente a Igreja teve sua restauração finalizada por parte do IEPHA/MG, depois de inúmeras lutas por parte do Bispo Dom José Moreira da Silva e a comunidade local, sua administração é exercida pela Mitra Diocesana de Januária. A visitação na Igreja eram realizadas por agendamento e acompanhadas por guias locais ou da Mitra Diocesana.
Em abril se 2023 com aparecimento de rachaduras as visitas são suspensas, o IEPHA é comunicado e começam vistorias e visitas técnicas a Igreja. Em setembro de 2024 com evolução de rachaduras o IEPHA suspense além das visitas também as Missas, para segurança e melhor monitoramento e cuidados. No início 2025 a igreja recebe escoramento externo e interno para assegurar sua integridade para um novo restauro.
Até o presente momento a Igreja segue recebendo cuidados.
A Igreja do Rosário é sem dúvida o símbolo do início do cristianismo no Brasil imperial em Minas Gerais, bem como evidencia a presença dos primeiros povos no Norte de Minas.
Tombamento
O tombamento estadual da Igreja Nossa Senhora do Rosário, povoado de Barro Alto, distrito de Brejo do Amparo, no município de Januária, foi aprovado pelo Decreto Estadual n.° 29.399, de 21 de abril de 1989. O processo de tombamento determinou sua inscrição no Livro de Tombo n.° I, do tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico; no Livro de Tombo n.° II, do tombo de Belas Artes; no Livro de Tombo n.° III, do tombo Histórico, das obras de Arte Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos e no Livro de Tombo n.° IV, do tombo das Artes Aplicadas.
Pesquisa recente realizada por Aparecido Pereira Cardoso, Mestre em História/Unesp, Doutorando em Educação/Uniube, comprovam que a Igreja Nossa Senhora do Rosário é a igreja mais antiga de Minas Gerais. A pesquisa está disponível na biblioteca Municipal Manoel Ambrósio e Mitra Diocesana de Januária.
Informações :
Mitra Diocesana de Januária
E-mail: mitrajanuaria@hotmail.com
Tel.: (38) 3621-1342
Local:
Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.
Localização: Comunidade de Ilha – Diocese de Januária-MG
Tombamento: Decreto nº 29.399, de 21 de abril de 1989
Estado de Minas Gerais-MG
Distância do perímetro urbano de Januária: 08 Km
Distância do perímetro urbano de Brejo do Amparo: 02 Km
Galeria de Fotos



Santo do dia
Horário de Missas
Missas ao Vivo
Reitor