A Diocese de Januária se prepara para viver um momento histórico de fé e renovação. No próximo dia 23 de agosto de 2025, às 10h, será celebrada a Posse Canônica de Dom Dorival Souza Barreto, nomeado pelo Papa Leão XIV como o 6º bispo diocesano. A cerimônia acontecerá na Catedral Nossa Senhora das Dores, em Januária (MG), com a presença de autoridades religiosas, civis e fiéis de toda a região.

Dom Dorival é profundamente ligado ao Norte de Minas. Filho do clero da Arquidiocese de Montes Claros, ele construiu grande parte de sua vida pastoral na região e agora retorna como pastor da Igreja Particular de Januária, que integra a mesma Província Eclesiástica.
Uma nomeação recebida com alegria
A nomeação episcopal, anunciada em 18 de junho de 2025, foi motivo de alegria para toda a Província. Dom José Carlos de Souza Campos, Arcebispo de Montes Claros e Presidente do Regional Leste 2 da CNBB, expressou em nota:
“Conhecedor da realidade pastoral e da fé do povo do Norte de Minas, Dom Dorival certamente exercerá seu ministério com sabedoria e zelo. Sua chegada renova nossa esperança e fortalece a comunhão entre nossas dioceses. ”
A Diocese de Januária convida o povo de Deus a se unir em oração e participar desta celebração. Para organização do acolhimento, é necessário confirmar presença até o dia 17 de agosto, pelo e-mail mitrajanuaria@hotmail.com ou pelo telefone (38) 3621-1342.
Conheça Dom Dorival: história, ministério e missão
Natural de Jequié (BA), nascido em 10 de março de 1964, Dom Dorival ingressou no seminário em 1980 e, anos depois, foi acolhido pela Arquidiocese de Montes Claros, onde concluiu seus estudos e foi ordenado sacerdote em 1988.
Ao longo de mais de três décadas de ministério, atuou como pároco, vigário, chanceler, ecônomo, professor de Liturgia e Latim, coordenador da Comissão de Arte Sacra e foi docente da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).
É bacharel em Teologia, licenciado em Filosofia, mestre em Liturgia pelo Pontifício Instituto Litúrgico de Roma e doutor em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana.
Em 2020, foi nomeado bispo auxiliar de Salvador (BA) e recebeu a ordenação episcopal em janeiro de 2021, na Matriz de Montes Claros, onde serviu por muitos anos. Seu lema episcopal, “Ite et vos” (“Ide também vós” – Mt 20,7), expressa seu chamado à missão e ao serviço da Igreja em saída.
Com a chegada de Dom Dorival, a Igreja de Januária inicia um novo tempo de escuta, serviço e evangelização, confiando à intercessão de Nossa Senhora das Dores os frutos deste novo ministério episcopal.