Fiéis marcam presença no Retiro Missionário Espiritual Diocesano

Nos dias 20, 21 e 22 de setembro, aconteceu no Centro Diocesano de Formação – CEDIF, em Januária, o Retiro Missionário Espiritual a nível Diocesano. Mais de 100 fiéis tiveram a oportunidade de vivenciar um final de semana de muito louvor, adoração, partilha e estudo, com o objetivo de aprofundar o conhecimento da fé cristã que professamos.

O retiro foi organizado pela Equipe de Animação Missionária(EAM) da Paróquia Sagrada Família. Padre Laurindo, msf iniciou o retiro às 19 horas, na sexta-feira, saudando e acolhendo a todas as Paróquias presentes. Em seguida, a EAM conduziu o momento de oração. Foi dada a palavra ao Frater Ronaldo, msf, que assessorou o retiro nesses três dias. O Frater Ronaldo é natural de Recife, Estado de Pernambuco, estuda na cidade de Belo Horizonte/MG e atualmente está realizando estágio pastoral em Montes Claros.

Durante esses dias, o Frater Ronaldo partilhou temas muito importantes, divididos da seguinte maneira:

Na sexta, à noite, o tema foi: Fundamento da missão: “A Santíssima Trindade como fonte de ser e agir missionário da Igreja”. No sábado, pela manhã, o tema estudado foi: Amor: “Deus é Amor e a fonte da vida missionária cristã”. No sábado, à tarde, refletiu-se sobre o Testemunho: “O testemunho cristão como autêntico compromisso evangélico”. E, no domingo, abordou-se o seguinte tema da Unidade e Diversidade: “A comunidade cristã unida como reflexo da Comunidade Trinitária na Diversidade”. No desenvolvimento de todos os temas, os participantes tiveram a oportunidade de, conduzidos pelo palestrante, organizarem-se em grupos e discutirem textos em cima dos temas abordados. Em seguida, os principais apontamentos levantados pelos grupos foram partilhados com todos.

No final da tarde de sábado, todos os participantes puderam adorar ao Santíssimo, conduzidos pelo Padre Geraldo, da Paróquia São José de São Francisco/MG, que juntamente com leigos da comunidade, participavam do retiro. No domingo pela manhã, o retiro iniciou às 7 horas, com a Santa Missa para os participantes do retiro, na Matriz Sagrada Família. Na parte da tarde, Padre Laurindo fez os encaminhamentos acerca da Semana Missionária, que acontecerá no mês de outubro, já que o retiro é também uma preparação para este momento. Padre Laurindo agradeceu a todos os presentes e a todos os envolvidos que, de diversas maneiras, contribuíram para que o retiro acontecesse. Em seguida, sorteou-se brindes para os presentes.

Texto: Juciane Francisca / PasCom Sagrada Família

Fotos: Vitória Silva e Alisson Faria / PasCom Sagrada Família e EAM Sagrada Família