O tema da XVI Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos será: “por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”.

“O Papa quando fala do Sínodo e do dinamismo sinodal diz que a sinodalidade é um caminho muito belo e o caminho da Igreja para o terceiro milênio. Uma palavra fácil de dizer, mas difícil de concretizar. Até porque a escuta pressupõe que se fale com liberdade. Achei muito curioso que, a propósito do Sínodo da Família, tenham dito ao Papa que havia bispos e cardeais que não diziam algumas coisas com medo daquilo que poderiam dizer, e o Papa disse que o caminho sinodal só será possível quando falarmos com liberdade, com parresia, e quando escutamos com humildade” – afirmou.
O Santo Padre propõe, assim, uma “modalidade inédita” para a preparação deste grande evento com uma primeira fase vivida em trabalho de escuta em cada diocese e depois um outro momento alargado ao âmbito continental.

O objetivo é a “escuta real do Povo de Deus” para que seja possível “garantir a participação de todos no processo sinodal” – pode ler-se na nota da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos.

Precisamente, o conceito de processo é o método a utilizar. Algo que remete para uma ideia de movimento, o que implica gente em contacto, debate e reflexão. Concretizando nas dioceses o próprio tema do Sínodo que fala de comunhão, participação e missão.

Na Diocese de Januária- MG o Bispo Diocesano abriu solenemente a fase em caráter diocesano no domingo (17/10) na Igreja Catedral contando com a presença do clero, religiosos e religiosas e fiéis leigos e leigas.

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2021-06/sinodo-2023-escutar-o-povo-de-deus.html
Fotos e adaptação do texto: Pascom/Diocese de Januária