Na noite deste último sábado, 30 de janeiro de 2021, na Catedral Nossa Senhora das Dores, foi realizada a instituição do Ministério de Acólito ao seminarista Romário Lima, onde, o candidato às Ordens Sacras da mais um passo significativo em seu discernimento vocacional.
A Instituição do Ministério de Acolitato, aconteceu na Santa Missa às 19 horas, presidida pelo Bispo Dom José Moreria; que na oportunidade também Celebrou 12 anos de Ministério Episcopal.
Dom José em sua homilia, assim nos exorta: “Estamos em um mundo de carência de profetas. E o profeta é aquele que fala a verdade! Na bíblia, Moisés foi o modelo de profeta para nós, como ele escutou, libertou um povo e conduziu. E hoje de modo especial este jovem irá receber o ministério de acólito, faltando praticamente um ano de estudo para se tudo der certo receber o diaconato e depois o presbiterado e assim se tornará mais um padre para nossa Igreja.”
O acolitato é o ministério concedido aos seminaristas, que se preparam para o sacramento da Ordem, como parte integrante de todo o processo formativo.
O Seminarista, uma vez instruído ao ministério de acólito recebe a função de ajudar o diácono no serviço do altar, bem como ao Sacerdote nos atos litúrgicos, em especial na Santa Missa, para que dessa forma esteja sempre mais próximo do Mistério Eucarístico.
Texto e fotos: PasCom Catedral Diocenasa de Januária