O Atual presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado de Minas Gerais, o senhor Felipe Cardoso Vale Pires visitou na segunda feira (18/10) a Igreja dedicada a Nossa Senhora do Rosário na Diocese de Januária – MG.

A visita do presidente do IEPHA-MG Felipe Pires foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Januária e da Diocese de Januária, cujo intuito fora apresentar ao Felipe o acervo de bens públicos tombados e em processo de catalogação por parte do Estado de Minas Gerais em Januária.

A primeira visita do dia foi na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, acervo da Diocese de Januária que se localiza na Comunidade de Ilha, Distrito de Brejo do Amparo Município de Januária – MG e é tombada pelo IEPHA-MG. Nesta vista a Igreja do Rosário, o presidente pôde acompanhar um pouco do contexto histórico, social, cultural e religioso da Igreja do Rosário, bem como a sua representatividade para a Diocese de Januária, e para todo o Estado de Minas Gerais.

A visita contou com a participação do Bispo Diocesano de Januária, Dom José Moreira da Silva que acompanhou o presidente Felipe, e ainda com a presença da secretaria de cultura e turismo do Município de Januária nas pessoas de Aurélio Vilares, Solange Mota e Pedro Lúcio.

A visitação encerrou-se no Distrito de Brejo do Amparo, que é o local originário da cidade de Januária e também é a primeira Igreja Matriz de toda a Diocese, Dom José apresentou um pouco da história do Brejo do Amparo, sua cultura e religiosidade em uma vista panorâmica do Distrito.

Fotos: Fernanda Mesquita
Texto: Pascom/Diocese de Januária