No último dia 19 de março de 2021 às 19h15 aconteceu na Catedral Nossa Senhora das Dores da Diocese de Januária uma live de abertura do Ano de São José e da Família.

O Ano de São José que foi aberto pelo Papa Francisco em 08 de dezembro de 2020 e se estenderá até 08 de dezembro de 2021 visa celebrar os 150 anos da declaração do Esposo de Maria como Padroeiro da Igreja Católica, o Papa Francisco convoca o “Ano de São José” com a Carta apostólica “Patris corde – Com coração de Pai”.
Já o ano da família se dá por ocasião também da solenidade São José (19 de março de 2021), onde a Igreja comemora 5 anos desde a publicação da exortação apostólica “Amoris Laetitia” que na sua essência aborda a beleza e a alegria do amor familiar. Neste mesmo dia, o Papa Francisco inaugurou o Ano “Família Amoris Laetitia”, cujo término dá-se-á em 26 de junho de 2022, por ocasião do X Encontro Mundial das Famílias em Roma com o Santo Padre.
Mediante estes fortes momentos vivenciados na Igreja Católica, a Diocese de Januária – MG abriu solenemente em seu território em uma live o Ano dedicado a São José e a Família. A live que teve sua transmissão simultânea nas plataformas de comunicação digital da Catedral de Januária foi de forma interativa e, inúmeras pessoas puderam acompanhar e participar ao vivo. A mesma contou com as presenças do Bispo Dom José Moreira da Silva, do Padre Jeidson Cardoso Coordenador Diocesano de Pastoral, do Pe. Tiago Miguel assessor da Pastoral Familiar e do casal de coordenadores Izael e Neia. Contou ainda com a presença do casal Francisco e Luciana do Encontro de casais com Cristo. Pe. Tiago Miguel enviou um video para live e ressaltou: “São José é muito importante na vida em família, sobretudo neste ano que conjuntamente com o ano dedicado a si a família é mais uma vez colocada em evidência para que nossos olhares se voltem para esse pai protetor e educador de Jesus Cristo e ao mesmo tempo ele nos dá o seu exemplo de santidade e honestidade para a vida familiar”.



Toda a live interativa foi conduzida pelo Pe. André Luiz que é o cura da Catedral Nossa Senhora das Dores na cidade de Januária



Texto: Pascom/Diocese de Januária – MG e site Vatican News
Fotos: Pascom/catedral Diocesana de Januária – MG