A Diocese de Januária – MG em sintonia com a CNBB abre oficialmente neste dia (17/02/2021) a Campanha da Fraternidade Ecumênica/2021 por ocasião da Quarta Feira de Cinzas marco inicial do período quaresmal.
Neste ano a CFE/2021 como já de costume a cada 05 anos desenvolve a sua vivência quaresmal através da Campanha da Fraternidade de forma ecumênica, ou seja, juntamente com o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil – CONIC. O tema proposto para a dicussão social deste ano é: “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e o lema: “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade” (Ef. 2.14).

Nesta campanha somos convidados a buscar a via do diálogo amoroso e do testemunho da unidade na diversidade, pois somos diversos, mas é no amor de Cristo que convivemos em comunidade de fé e de boas ações como bem assevera o objetivo geral da CFE/2021, inclusive somos ainda chamados a superar as polarizações e as violências que marcam o mundo atual.

Na Diocese de Januária em todas as Igrejas Matrizes e comunidades diversas celebrações litúrgicas acontecem nesta data e, como já de costume far-se-á a benção e distribuição das cinzas. Na Igreja Catedral as missas são presididas pelo Bispo Dom José Moreira da Silva e pelo Pe. André Luiz de Souza com transmissões ao vivo pelas plataformas digitais da Catedral e Diocese de Januária às 06h, 08h e 19h.
Na Quarta Feira de Cinzas os fiéis católicos comparecem a missa e, nesta celebração litúrgica ocorre a benção e imposição das cinzas. Neste ano de 2021 em obediência ao que foi proposto pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos as cinzas não fora imposta na testa dos fiéis como de costume, mas sim na cabeça mantendo o distanciamento entre quem ministrava a mesma e quem a recebia e ainda com o uso de máscara. A fórmula: “Convertei-vos e crede no Evangelho” foi recitada apenas uma vez. Isso para garantir a segurança dos participantes nas celebrações, pois a crise pandêmica do coronavírus continua exigindo uma série de atenções que também se refletem em âmbito litúrgico.

Fotos e texto: Pascom/Diocese/Januária – MG